Rotina de Vendas

7 Hacks de Vendas Inbound que você pode usar na sua próxima entrevista

Está se preparando para uma entrevista? Conheça alguns hacks inspirados em vendas Inbound que vão te ajudar no processo seletivo.

Se você ainda não passou por uma entrevista, com certeza vai passar no futuro. Todos nós começamos um processo seletivo querendo um único resultado: a contratação. E você já deve ter ouvido de alguém que em uma entrevista você deve “vender a si mesmo”. Então por que não colocar em prática alguns hacks que os vendedores de Inbound costumam usar?

Trouxemos aqui algumas práticas que eles costumam aplicar e vamos mostrar como você pode usá-las nesse momento da sua carreira, que, às vezes, pode parecer tão assustador.

1- Pesquisar antes de ligar

O primeiro hack no qual podemos nos inspirar do mundo de vendas Inbound é pesquisar. É claro que aqui não estamos falando de uma ligação, mas do dia da entrevista em si e até antes de enviar seu currículo.

Pesquise bem a empresa que você vai se candidatar. Veja se a cultura da empresa encaixa com o seu perfil, entenda melhor seu produto, os objetivos da empresa, sua história e valores.

Com essa pesquisa anterior, fica muito mais fácil ter clareza na hora de responder aquelas famosas perguntas: “Por que você nos escolheu?” e “O que você vai agregar a nossa equipe caso você seja aprovado”. E vai evitar também que você passe por todo um processo seletivo e depois descobrir que aquele não era bem o lugar ou vaga para você.

2- Não pareça telemarketing

O ponto aqui é se diferenciar do comum e que o primeiro contato (talvez o único no caso da entrevista!) é muito importante.

Tente agir da forma mais natural possível, não soe como você tivesse ensaiado cada resposta (mesmo que o tenha feito). O entrevistador deve ter feito aquilo várias vezes naquele mês, então, aquela é a sua chance de mostrar quem você é e para o que você veio!

Assim como um vendedor Inbound é importante que você cative quem está te ouvindo.

3- Faça um bom diagnóstico

Um bom diagnóstico implica entender as dores do lead, onde ele quer chegar, suas necessidades para ter uma negociação mais assertiva.

No seu caso, pense como se você fosse o Lead, quais são seus talentos e backhands? Onde você quer chegar? O que você acha que é grande desafio para você em um ambiente de trabalho? Quais são pontos positivos da empresa que você está entrando?

Entender-se bem vai mostrar ao entrevistador que você se preparou para aquele momento e deixar o processo mais fácil. Outro lado positivo de se entender é poder enxergar pontos de melhora e traçar um caminho a partir dali.

4- Saia de cada conversa com passos definidos

Um bom vendedor define bem os próximos passos para que não haja nenhum desentendimento a frente e o processo possa seguir o mais rápido possível.

Como um vendedor, você pode definir bem com o seu entrevistador como vai ser daqui pra frente, ou como vai ser a entrevista. Quais são as próximas etapas, por exemplo, o que é esperado que você entregue, em quanto tempo deve receber um feedback, são temas que você pode alinhar com ele.

Além de você estar preparado para o futuro, vai evitar ansiedades desnecessárias. Não esqueça de tirar todas as suas dúvidas sobre a posição, isso também vai mostrar interesse da sua parte!

5- Follow up inteligente

No processo de vendas, ninguém gosta daquele vendedor que fica ligando o tempo todo. Em um processo seletivo não é muito diferente. A ansiedade para receber seu feedback é normal, mas tente analisar se ainda não é muito cedo.

Eles disseram que dariam uma resposta na quarta-feira e hoje é quinta? Pode ter acontecido alguma coisa e eles te respondam até o final do dia. Mas se você realmente acha que já passou tempo suficiente, lembre-se de sempre ser polido e falar da forma mais educada.

A forma que você aborda alguém, vai refletir na forma que essa pessoa vai te responder.

6- Trabalhe a sua inteligência emocional

Mostrar animação na voz e ser cativante ajuda muito nas vendas. É claro que dias ruins acontecem, mas aprender a controlar suas emoções e usá-las a seu favor é extremamente importante.

Em uma entrevista, os humores normalmente já estão exaltados e a ansiedade está batendo forte. Mas aprenda a entender os sinais da ansiedade e trabalhá-la para que durante a chamada ou reunião ela não transpareça tanto (e você consiga se vender!).

Um pouco de ansiedade é normal, mas quem sabe aprender aquela técnica de meditação não te ajude a estar mais centrado na hora da entrevista?

7- Busque se mostrar confiante

Este ponto se relaciona a todos os outros pontos. Se mostrar confiante, mostra que você é preparado, dá uma boa impressão ao entrevistador e aumenta as suas chances de ser contratado.

Em vendas, se mostrar confiante faz com que o cliente preste mais atenção no que você está falando e que ele tenha uma impressão melhor do produto. Nesse caso, o produto é você!

Não se sente confiante? Você pode usar a autossugestão nesse caso. Pense porque você merece essa vaga e o que te faz um candidato forte. Se aquele não for o seu dia, a máxima “fake until you make it” se aplica aqui! (“Finja até que se torne verdade”, em uma tradução literal).

Quanto mais preparado para entrevista você estiver, mais confiante você vai estar. Uma idéia é pensar em todas as dicas anteriores e trabalhar em um documento reunindo todas essas informações. Um pouco antes da entrevista, você pode dar uma olhada nele para recapitular.

Melhor não passar porque tinha alguém mais qualificado que você, do que você perder a vaga porque não estava preparado, não é mesmo?

Gostou das dicas? Então comece a preparação e boa sorte!

Marcadores:

Deixe seu comentário