Rotina de Vendas

As 5 Habilidades dos Vendedores de Alta Performance

Aquele momento que você para e se questiona: “Quais são as habilidades dos vendedores? Será que sou um excelente vendedor?  Tenho as habilidades necessárias ou preciso ainda desenvolver algum skill específico?”
Esperamos te ajudar a responder essas questões e entender o quão próximo você está de ser um Vendedor de Alta Performance.

 

 

É muito comum encontrarmos em departamentos de Vendas de qualquer segmento, vendedores com formações acadêmicas e perfis bem diferentes entre si. Mas o que será que une, que causa uma intersecção entre esses inúmeros perfis?
Não é uma questão fácil de responder, mas depois de alguns anos de experiência e vivência em outras empresas, fica claro o quanto essa profissão tão clássica é capaz de reunir pessoas com perfis tão diferentes.

Vamos falar dessas habilidades?

1.  Saber Negociar

Sim, mas não é ficar só de olho nos negócios que você fecha, visando o seu lucro.
É entender de negociação a fundo, as melhores práticas, entender seu cliente, o que ele procura e buscar um ponto de equilíbrio entre os interesses da empresa e o de seu cliente.
É não ter receio de vender sem conceder um desconto, é confiar no teu produto e focar na solução com base nas necessidades do cliente.

2. Estar Resiliente no momento do “Não”

Estar resiliente é uma questão de momento, é impossível dizer que alguém “É” resiliente, pois em cada situação podemos nos comportar de forma diferente.
Trazendo para o nosso contexto de Vendas, o “Estar resiliente” é você encarar a resposta negativa de um cliente como um desafio que você deve buscar contornar e trazer o “Sim”.
A cada resposta do tipo: “Não tenho interesse” , “Não vou contratar agora” , “Não sei se isso é bom para mim” ,  e tantas outras justificativas que o cliente encontrar para não comprar, deve servir de combustível, de motivação para o vendedor buscar mostrar de formas diferentes que o cliente está fazendo a escolha certa.
São muitas objeções que encontraremos no caminho mas essas não podem nos abalar. Temos que ter a capacidade de ter o controle da situação, de não nos abater e que cada “Não” nos dê mais ânimo para continuar rumo às metas.

3. Amar Metas e Métricas

Porque todo vendedor sabe que se não tiver metas, simplesmente não terá como mensurar seus resultados.
Todas as áreas têm que ter suas metas, e a área de Vendas não seria diferente, já que é uma das poucas que temos mais facilmente como apurar todos os números.
Podemos ter diversas formas de medir os resultados, aplicando métricas para cada uma delas de acordo com os objetivos da empresa e escopo de trabalho.
Se você é um Vendedor Campeão, não terá problemas em ter todo o trabalho mensurado de alguma forma e que sempre terá alguém de olho se os resultados estão sendo superados.
Comece por você mesmo ! 😉

4. Ambição

Vendedor não se contenta com pouco, se incomoda com a mesmice, busca cada vez mais desafios e quer superar a si mesmo.
Não é a ambição de ganhar dinheiro, ou não é apenas isso, e também não podemos confundir com ganância que é uma forma mesquinha de buscar seus resultados. É a busca constante de sair da zona de conforto com o objetivo de adquirir o algo a mais.

5. Positividade SEMPRE !

Pode reparar, todo vendedor que se preze, que supera suas metas, passa sempre uma energia boa. É aquele cara de bem com a vida, que tem sim suas contas para pagar como todos, mas que mantem sempre a imagem de pessoa otimista, que acredita que só depende dele mesmo para superar seus desafios.
Não tem espaço para aqueles que têm energia ruim, que pregam a desmotivação e contaminam o ambiente. Um bom vendedor, que tem as habilidades dos vendedores de sucesso, identifica e supera facilmente aqueles que têm a vibe negativa.

 

O Vendedor de Alta Performance é isso! É aquele profissional que não tem medo de desafios, tem sede de encontrar sempre novas formas de trabalhar para atingir resultados diferentes. Buscando superação sempre.

E você, se identifica? Tem as habilidades dos vendedores de Alta Performance?

Para esses campões de vendas, o céu NÃO é o limite. Simplesmente, não há limites quando se fala de se superar sempre !

 

 

Marcadores:

Deixe seu comentário