Rotina de Vendas

Dicas para melhorar a sua prospeção utilizando o LinkedIn

Você que faz parte da equipe comercial da sua empresa, com certeza já passou por uma situação complicada na hora de bater as metas, não é mesmo? Normal, porque nem sempre o mar está para peixe, ou seja, temos que mudar as nossas estratégias de pesca – mudar a isca, os acessórios ou, até mesmo, trocar de local.

Saindo da pescaria e voltando para o mundo dos negócios, existem momentos em que o marketing diminui o volume na entrega de leads, ou os canais de aquisição acabam apresentando resultados menos relevantes que os demais meses. E então surge aquela famosa pergunta da equipe de vendas, e as minhas metas ficam como?

Pensando nisso, uma ótima forma de manter o seu pipeline de vendas sempre alimentado de boas oportunidade é utilizar o LinkedIn como uma nova ferramenta de prospecção.

Mas ele foi criado para isso e só você que não sabia?

Não especificamente. O principal objetivo do LinkedIn é ser uma ferramenta de relacionamento profissional. Só que, se for observar. ele está presente em quase todos os países do mundo, com mais de 530 milhões de usuários, sendo 45 milhões apenas no Brasil!

Então, imagine só, como ele pode ser um grande diferencial no trabalho de prospecção de um vendedor. O segredo é combinar uma maneira rápida e eficiente de abordar novos contatos. Isso se chama social selling, conhecido como uma complementar forma de venda, onde você se quer sai da frente do computador.

E você deve estar se perguntando: como fazer isso? Por onde devo começar? Eu devo sair adicionando todas as pessoas e enviar uma mensagem generalizada perguntando se têm interesse no meu produto?

Diante disso, resolvi fazer algumas dicas que podem ajudar o seu trabalho de prospecção via LinkedIn:

Dica #1

Na verdade, antes de compartilhar como funciona na prática, é importante ressaltar que é essencial definir a persona e o mercado a ser buscado em primeiro plano. Se a sua empresa prospecta outras empresas (B2B), um exemplo de persona poderia ser coordenadores de marketing de empresas telecom ou diretores de marketing de empresas de software, diretores da equipe comercial, CEO’s, entre outros. Definido esse ponto, podemos seguir para as próximas ações.

Dica #2

Uma das formas mais comuns utilizadas nessa busca é a pesquisa booleana, que nada mais é que uma busca segmentada por cargo e localidade. Por exemplo: ‘cargo’ (gerente de marketing, diretor de marketing, diretor de vendas) e a ‘localidade’ (Florianópolis, São Paulo, Belo Horizonte, Brasil). Assim, todos os perfis que têm ou tiveram o cargo específico na determinada região escolhida irão aparecer nos resultados de busca.

Dica #3

Uma terceira dica legal é adicionar os prospects e já tê-los na rede social, pois assim, quando chegar o momento de enviar uma mensagem pelo chat e fazer o contato de prospecção, eles já estarão conectados com você.

Dica #4

A última dica e, não menos importante, é a personalização no contato. Então é legal montar alguns templates com desafios comuns e não tão generalista que a maioria dos seus prospects podem enfrentar.

E não esqueça de chamar a pessoa pelo nome, não ser tão formal, e, o mais importante, ser consultivo antes de apenas querer vender são grandes diferenciais e interferem em grande parte dos bons resultados da sua prospecção.

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