Rotina de Vendas

Engenharia e vendas: o que essas áreas têm em comum?

Ao associar engenharia e vendas, é natural estranhar e pensar: “mas o que elas têm em comum?” Eu também pensava assim. Sou engenheiro por formação e do time de vendas por opção.

Inicialmente, não via muita relação entre as duas áreas. Entretanto, a cada dia na área de vendas, fui percebendo que elas têm muito mais em comum do que eu poderia imaginar. Abaixo listo algumas das características que, na minha perspectiva, são fundamentais para as duas áreas.

DISCIPLINA

Tornar-se engenheiro requer muita disciplina. Em meio a tantos cálculos complexos, projetos de pesquisa e estágios profissionais obrigatórios para a formação, manter uma rotina de estudos é essencial não só para o êxito durante a graduação, mas também para começar a construir uma carreira de sucesso.

Na área de vendas, a mesma disciplina é necessária. Em meio a tanto volume de contatos, inúmeros modelos de negócio e dados do mercado financeiro, é crucial que o vendedor tenha uma rotina para se atualizar sobre o mercado da área em que atua, aprender as técnicas de prospecção e saber se organizar frente ao grande volume de tarefas do dia a dia.

LIDAR BEM COM NÚMEROS

O que mais um engenheiro faz, e isso não é novidade para ninguém, é lidar com números e cálculos. Essa habilidade é bastante importante para vendas também. Saber lidar com metas e diferentes métricas faz parte da rotina de um vendedor. Compreender como as métricas impactam diretamente (ou indiretamente)  o negócio do cliente é um diferencial!

CRITICIDADE

Entretanto, somente saber lidar com números não é o suficiente. É necessário também ter senso crítico para analisá-los. Essa criticidade auxilia a entender as dores e as dificuldades de um potencial cliente, além de facilitar a elaboração da solução ideal para cada cenário.

FACILIDADE DE APRENDIZADO

Outra importante característica que a engenharia desenvolve é a capacidade de aprender coisas novas de forma autodidata. Essa habilidade é imprescindível num mercado tão competitivo, em plena expansão e que se atualiza muito rapidamente. Por isso, para um bom vendedor, possuir essa aptidão é fundamental.

 

 

Portanto, se você é engenheiro(a), gosta de se comunicar, tem curiosidade sobre os diferentes tipos de modelos de negócios existentes no mercado e não tem medo de desafios, a área de vendas pode ser promissora para sua carreira!

Marcadores:

Deixe seu comentário