Rotina de Vendas

Habilidades de vendas que você adquire na AIESEC

Você, provavelmente, já trabalhou ou conhece alguém que trabalha na AIESEC. Você também, provavelmente, conhece alguém que saiu da AIESEC e foi trabalhar com vendas. Mas já se perguntou o por quê, exatamente? Que habilidades são desenvolvidas pela AIESEC que fazem a pessoa ser um bom vendedor?

Em primeiro lugar, o simples fato de uma pessoa dedicar parte do seu tempo para uma causa que acredita já diz bastante sobre ela. Significa que está disposto a trabalhar por algo, desde que acredite em seu propósito. Além disso, demonstra senso de responsabilidade e organização, para dedicar o seu tempo ao voluntariado além de suas mais diversas responsabilidades. E mais do que isso, consegue usar o tempo livre de forma produtiva.

Mas quais as competências desenvolvidas pela AIESEC? Como isso pode te ajudar no trabalho como vendedor?

  • Liderança

Líderes são pessoas altamente valorizadas no mercado de trabalho, principalmente por estarem sempre buscando crescer e pela capacidade de influenciar as pessoas ao seu redor, fundamental no dia-a-dia como vendedor. Além disso, na AIESEC, os membros têm a chance, desde muito jovem, de liderar grandes equipes.

  • Saber conviver com a diversidade

Ao diversificar seus funcionários e garantir que eles saibam conviver com a diversidade, uma empresa também encontra maior facilidade para identificar as necessidades dos clientes, e o vendedor tem uma facilidade maior em lidar com diferentes tipos de clientes. Além disso, trabalhar com diferenças aumenta o potencial criativo da equipe.

  • Networking

Os membros da AIESEC criam uma rede de contatos, que inclui pessoas com potencial de contribuir para o crescimento pessoal e profissional. No âmbito empresarial, são contatos que podem tornar-se clientes.

  • Conhecimento prático

O profissional estará num ambiente que propicia seu desenvolvimento a partir de vivências reais e desafiadoras, preparando-o para o mercado de trabalho e para a construção de uma carreira sólida. Terá noções reais de como é feito um planejamento estratégico, táticas e técnicas de venda, ferramentas de gestão, trabalho em equipe, trabalhar com metas, a ser orientado a solução, entre diversos outros aprendizados.

  • Gestão de tempo e recursos

A gestão de tempo e recursos é fundamental para a rotina de um vendedor. E na AIESEC, a rotina de tarefas e dos compromissos propostos aos membros ajudam a desenvolver esta competência. Conciliar vários afazeres ao mesmo tempo, juntamente com a rotina de estudos e/ou outras atividades, acaba influenciando neste aspeto.

  • Proatividade e produtividade

A medida que a pessoa tem noção do tempo e dos recursos que dispõe, a busca pela otimização é praticamente um reflexo. Os membros da organização estão sempre atentos a novas formas de ser mais produtivo. No dia-a-dia em vendas, isto fará com que atue com certa antecedência na maioria das vezes, ou seja, acabará por ser mais produtivo. Além disso, o trabalho voluntário te ensina a agir de forma proativa, ou seja, tomar a iniciativa por conta própria.

Isto mostra que a AIESEC, além de desenvolver liderança, desenvolve muitas outras habilidades em seus membros, o que faz da organização uma ótima opção para quem quer se capacitar e se preparar para o mercado de trabalho, antes mesmo de entrar de fato nele.

Marcadores:

Deixe seu comentário