Rotina de Vendas

Motivar sua equipe de vendas, Mimimi ou Vital para seu negócio?

Hoje vivemos em um mundo muito dinâmico e cada vez mais competitivo, no mercado de vendas então nem se fala.

Cada dia que passa, as corporações precisam vender mais e mais, para isso precisam ter uma equipe de vendas afiada e disposta a superar as expectativas.  Neste mundo maluco que estamos, muitas vezes, esquecemos de entender e viver o dia a dia de nossas equipes e também saber o que o que elas precisam para alcançar as expectativas propostas, seja no âmbito da meta por si só ou no âmbito emocional e psicológico daquele vendedor.

Na maioria das vezes, nós vendedores, mais do que a comissão no final do mês, queremos ser notados dentro da corporação e muito antes de uma promoção de cargo ou aumento, gostaríamos de um “PARABÉNS, TU MANDOU BEM!!!”. Isto já é um bom começo! Vendedor é um ser competitivo por natureza e qualquer coisa que ele consiga ver de positivo e motivador é recompensador e confortante.

Já passei por algumas equipes de vendas, que nem mesmo o nome dos membros do seu time o líder sabia.

Como contar com aquele suor a mais ou pedir um sprint nos últimos dias dos mês se esse vendedor não tem identidade com sua causa? Porque ele vai se esforçar ainda mais se ele não tem identidade com você? Quem ele quer ajudar? Se esse cara já estiver com sua meta batida ou satisfeito com aquela comissão no mês ele certamente vai “tirar o pé” e deixar o barco seguir… Agora, se ele tiver identidade com aquela causa e principalmente com aquele time, líder e corporação, certamente ele fará o possível pra ajudar de uma forma positiva.

Se pretende ter um time engajado e parcial as dores da corporação, tenha-os do seu lado, motive-os, isso não demanda necessariamente gastos financeiros, mas, com certeza, gasto de tempo para entendê-los, ouvir e avaliar é sempre melhor do que julgar e cobrar.

Essa motivação pode ser conseguida de várias maneiras, seja com uma meta tangível, dando voz a seus apontamentos estratégicos ou de melhorias, orientando-os durante a jornada, campanhas internas de premiação, gatilhos de comissão e até mesmo começando com um “BOM DIAAAAA, CONTE COMIGO, VAMOS JUNTOS ATRÁS DE SEU RESULTADO?”

E ai? Mimimi ou Fundamental?

Marcadores:

Deixe seu comentário