Rotina de Vendas

POSITIVE MIND: USE ELA A SEU FAVOR E PERFORME MELHOR EM VENDAS!

A rotina de um profissional de vendas frequentemente gera estresse e desgaste. Indiferente do segmento de mercado, o dia a dia de um vendedor (a) passa por constantes problemas e pela frequente necessidade de buscar por soluções. Para enfrentar essa rotina, além do bom humor, ter uma mente otimista e positiva é fundamental 🙂

E como faço isso?

Muitas empresas dedicam investimentos regulares em capacitações voltadas ao aperfeiçoamento técnico e desempenho operacional de seus vendedores e esquecem-se da relevância que um ambiente feliz e saudável tem sobre os seus colaboradores. A ciência da positividade – também nomeada como ciência da felicidade – tem crescido nos últimos anos e através de pesquisas relevantes explica como pode ser aplicada no meio empresarial e de que maneira pode ajudar no desempenho de profissionais de vendas.

Esta ciência busca mapear as situações externas e internas que resultam em pessoas e profissionais mais satisfeitos. Através dela, descobriu-se que relações sociais saudáveis, amizade, propósito, gratidão e perdão caracterizam-se como pré-condições para promover maior positividade na vida. Ainda, a ciência da positividade diz que a felicidade precede o sucesso (e não o contrário!), o que confirma que um ambiente de trabalho feliz possibilita melhores resultados corporativos.

Legal! Mas então como coloco isso em prática no meu dia a dia em vendas?

Invista em treinamentos de inteligência motivacional e emocional e traga isso para a sua rotina. Ao desenvolver-se neste sentido, com a sua positividade você também contagia aqueles que estão ao seu redor, gerando um ambiente coletivo mais harmônico e eficaz, que por consequência aumenta o desempenho da equipe e resultados da empresa!

Profissionais que têm a positividade “na veia” liberam no organismo substâncias relacionadas ao bem-estar, como endorfina e dopamina, e, por conta disso, desenvolvem atividades rotineiras com maior entusiasmo, além de obter diversos outros benefícios, como:

  • Maior capacidade de concentração e produtividade;
  • Aumento da criatividade e disposição para resolução de problemas e desafios;
  • Mais empatia com colegas e clientes, proporcionando um ambiente mais leve e agradável;
  • Maior assertividade na comunicação, conduzindo calls com eficiência e obtendo melhores resultados em relação a troca de informações de maneira clara e objetiva.

Ou seja, o otimismo e a felicidade diária devem ser o combustível para o desempenho de um bom vendedor. É comprovado: manter a positividade traz incontáveis vantagens, como energia, criatividade, melhores relacionamentos, maior produtividade, bons resultados no trabalho e até fortalecimento do sistema imunológico, ou seja, xô gripes e resfriados para atrapalhar ou prejudicar as suas atividades!

Lembrando que ser positivo e otimista não significa ignorar os obstáculos que cruzam o nosso caminho, mas sim olhar para eles como oportunidades de crescimento e trilhar o melhor caminho para superá-los.

Faz sentido? Que tal então incorporar o “good vibes” e aproveitar as vantagens competitivas que o bom humor e otimismo podem trazer para aumentar a sua performance em vendas?

Boas-vendas e sucesso!

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