Rotina de Vendas

5 Lições que Raymond Reddington, de The Blacklist, nos ensina sobre negociação

Já assistiu à série The Blacklist? Bom, pode ficar tranquilo que o post não tem spoilers. Mas já fica a dica, se ainda não assistiu, tá perdendo tempo! Além da série ter muita ação e te surpreender a cada episódio, ela ainda conta com diversas lições de negociação e vendas.

Raymond Reddington, o vilão da série The Blacklist, é um mestre em negociação. Não é à toa que ele consegue influenciar o FBI, os maiores bandidos do mundo e até o presidente dos Estados Unidos. Desta forma, selecionei 5 lições que o vilão nos ensina sobre negociação.

  • Começar sempre quebrando o gelo

Quantas vezes você, que assiste a série, já se perguntou o motivo de Red sempre começar uma conversa com alguma história aleatória do seu passado? Pois bem, tudo tem um motivo! Isso prende a atenção do espectador, que acaba parando pra ouvir aonde aquela história vai levar. Começar uma conversa quebrando o gelo pode ser uma boa opção para ambas as partes se sentirem mais confortáveis na negociação.

  • Mostrar-se autoridade no assunto

Se você fosse do FBI e, ao prender um dos homens mais procurados do mundo, ouvisse dele que você não sabe da existência das pessoas mais perigosas do mundo e que ele pode te ajudar a achar essas pessoas, você daria credibilidade? E se ele te contasse cada detalhe do próximo crime de um desses criminosos e isso, de fato, acontecesse bem do jeito que ele falou? Red conhece muito bem o mundo do crime e usa de forma inteligente esse conhecimento, mostrando-se uma autoridade não apenas para o FBI, como também para o presidente dos Estados Unidos e para qualquer outro criminoso que o confronte. Ser autoridade em um determinado assunto pode te trazer parceiros valiosos, muitos novos clientes e alavancar o sucesso da sua empresa.

  • Conhecer o cliente, suas dores, problemas e interesses

Uma coisa que não podemos discordar é: Red conhece muito bem quem o rodeia. Em cada momento que o criminoso precisa negociar, ele consegue identificar quais são as fraquezas da outra parte e o que o faria negociar com ele. Quando você conhece a pessoa com quem está negociando, identifica suas dores e seus objetivos, você consegue trazer os argumentos certos para fechar o negócio na hora.

  • Identificar aliados

Red tem diversos aliados que conquistou ao longo dos anos de vida criminosa e ele sabe identificar exatamente de quais precisará para cada caso. Esses aliados, muitas vezes, são determinantes para o sucesso do negócio. Portanto, ter aliados, se relacionar com eles e saber quando utilizar essas alianças pode ser um diferencial pro sucesso do negócio e determinante para o fechamento das vendas.

  • Entregar valor aos poucos e no momento certo

Está certo que essa lição pode não se aplicar a todos os casos na vida profissional, entretanto, Red nos ensina que, muitas vezes, dispor de uma “amostra” ao possível cliente pode convencê-lo a comprar a sua ideia. Red aplica isso em toda a série, entregando aos poucos os nomes que estão na lista negra e fazendo com que tudo aconteça no momento que ele planeja e que considera melhor para seus negócios.

Viu só como é possível aprender com séries? Agora é só pegar a pipoca e começar a assistir, pois ainda há muito pra aprender na série, afinal, #5temporada vem aí no Netflix!

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