Rotina de Vendas

Como gerenciar o tempo para atingir suas metas

Hoje é praticamente impossível pensarmos em cumprir alguma meta sem nos importarmos com o tempo. Geralmente quando recebemos uma tarefa, a primeira coisa que pensamos é qual o tempo que teremos para executá-la. Com o constante crescimento dos setores dentro das empresas, é comum receber um volume grande de trabalho e saber lidar com o tempo x volume é um grande diferencial.

Tudo o que temos de decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado”

Gandalf

No post de hoje vamos te auxiliar a gerenciar melhor o seu tempo, para que você consiga atingir as suas metas. Sabemos que na nossa rotina diária de vendas esse fator é muito importante e quem consegue desenvolver boas práticas de gerenciamento de tempo, sai na frente.

Planejamento

A primeira dica para o seu planejamento é conhecer a sua meta mensal, é nela que vamos nos basear para chegar nos mini planos que você vai usar para atingir os seus objetivos. Separe os dias úteis do mês e anote (vale usar calendário, planilhas do Excel, ou até mesmo papel e caneta). Caso você tenha algum compromisso inadiável, risque esse dia do seu planejamento, tente fazer um cenário real do mês que está por vir. Se você for um freak por gerenciar o seu tempo, comece a pensar em quantas vezes você se ausenta de sua mesa, ou os momentos que você mais desfoca do trabalho. É bom ser sincero, para o planejamento ser real.

 

Quebrando a meta

Após criar o primeiro cenário com os dias úteis e o total de sua meta, vamos começar quebrando em números menores para conseguirmos enxergar melhor o que temos que fazer. Divida a sua meta pelo número de dias úteis, essa é simples, acredito que tomos nós fazemos isso.

Separando por turnos

Os números já estão ficando menores, isso nos dá uma visão mais clara do que temos que fazer no dia a dia, porém nossa rotina de vendas é separada por dois turnos: manhã e tarde. Divida mais uma vez, agora sua meta diária entre manhã e tarde. Aqui vai um ponto de atenção, pois você tem a liberdade para separar e dividir como quiser, não existe uma regra que dê mais certo, depende bastante do ritmo de trabalho. Se a maioria de suas vendas acontecem mais na parte da tarde, coloque a maior meta para esse turno, e deixe a menor para a manhã. Sempre lembre da sua rotina no dia a dia para estabelecer suas mini metas, é nelas que você vai focar todos os dias para atingir a meta mensal.

Exemplo

Meta: 100 vendas

20 dias úteis: 5 vendas por dia

Manhã: 2 vendas / Tarde: 3 vendas

Dessa forma fica muito mais fácil não é?

Tecnologia, sua grande aliada

Após diminuir a meta aos turnos, alie-se à tecnologia para que você obtenha êxito total na sua organização diária. Para citar alguns exemplos: Google Agenda, Google Keep, Evernote, Trello. Estes são alguns sites que você pode agendar tarefas para que seu dia saia como planejado.

Mantenha o foco e nunca desanime

Evite distrações desnecessárias como conversas que não constroem ou deixar o celular em cima da mesa. São pequenas perdas de foco que vão atrasando suas metas diárias e empurrando outras tarefas pra frente, e com isso vem o desânimo de achar que não vai conseguir. Acredite, é possível. O tempo não é o espaço de marcação do relógio e sim a forma como você usa esse espaço, se passar rápido ou devagar, não importa desde que você tenha utilizado de forma sábia.

Final de mês, meta batida

Espero poder ter contribuído com a sua rotina, coloquei aqui as dicas com as quais gerenciei meu tempo na maioria das empresas que trabalhei. Veja qual a sua maior dificuldade, elabore um plano para acabar com ela, mire na meta e percorra todos os dias do mês atrás dela. Caso você tenha mais dicas e experiências legais, compartilhe com a gente nos comentários e vamos crescer juntos.

Marcadores:

Deixe seu comentário