Rotina de Vendas

COMO A METODOLOGIA INBOUND TRANSFORMOU A FORMA TRADICIONAL DE VENDAS

Há tempos que o ato de vender vem mudando, buscando se adaptar ao máximo ao novo comportamento de compra do consumidor. Com a popularização da internet, cada vez mais os usuários estão experimentando uma nova forma de pesquisar e adquirir produtos ou serviços. Com isso muda também a forma das empresas e marcas se comunicarem com esses consumidores.

Uma nova metodologia que pode ser usada para iniciar um relacionamento e para fechar vendas vem fazendo muito sucesso: é a metodologia Inbound, que revolucionou a forma como as marcas se relacionam e venderem para seus clientes.

Essa nova metodologia, atrelada ao marketing, trabalha com inúmeras estratégias que buscam atrair, converter, relacionar, vender e analisar.

Dentro desses passos, existem diversas ações a serem planejadas para se ter sucesso ao iniciar uma estratégia inbound, veremos brevemente abaixo um pouco mais sobre cada passo dessa metodologia.

 

ATRAIR

No inbound um dos principais passos é atrair visitantes, um site sem visitantes não agrega valor algum para a marca. Por isso é importante manter um site organizado e de fácil navegação, sempre com novidades e informação para manter seus visitantes engajados e bem informados.

BLOG

Manter um blog atualizado com conteúdo de qualidade e focado em seu público alvo fará com que você tenha um bom relacionamento com seus visitantes e se tornar uma autoridade no assunto.

SEO (Search Engine Optimization)

Tem como objetivo melhorar sua posição nos sites de busca a fim de colocá-lo em posição de destaque. 

Google, principal buscador da atualidade, tem como objetivo entregar as melhores posições para os sites com o conteúdo mais relevante em relação à busca. É preciso estar atento a sua posição e buscar alternativas para estar nos primeiros resultados, preferencialmente na primeira página.

LINKS PATROCINADOS

Muitas pessoas pensam que os anúncios pagos vão contra as estratégias de inbound, porém, esses anúncios por serem bem segmentados, possuem uma boa assertividade. É preciso segmentar seu público alvo e escolher entre as opções de anúncios entre: Search, Display e Face Ads, além de criar boas estratégias de comunicação e aproveitar as oportunidades criadas para esses anúncios.

REDES SOCIAIS

Muito usadas atualmente, as redes sociais se tornaram um grande canal de atração de visitantes para o seu site, além de ser uma fonte rica de informações sobre eles. Com essas informações é possível criar um relacionamento e suprir esses visitantes com novidades sobre os temas de interesse. É importante ter uma comunicação diferente para cada rede social, sempre com foco em criar relação, engajamento e interação com o seu público alvo. Se interessou?

CONVERTER

Essa etapa do processo é determinante para o sucesso do Inbound. Transformar seus visitantes em leads (oportunidades de venda) é algo complexo. É um processo de troca, onde ele lhe garante algumas informações em troca de uma oferta, material ou benefício que gere valor para ele. As formas mais tradicionais nesse processo são a criação de ofertas, que podem ser diretas, como pedidos de orçamento, free trial de software ou testes gratuitos, ou indiretas que exploram na maioria das vezes etapas iniciais da jornada de compra, como: webinars, ebooks, ou materiais de educação e resolução de problemas. Uma das principais ferramentas de conversão são as landing pages, ou páginas de aterrissagem, que tem um objetivo claro: converter visitantes em leads. Elas são produzidas sempre com a intenção de convencer o visitante a tomar uma ação durante o processo de leitura, são elas: CTA (Call to action), formulários, headline e dobra.

 

RELACIONAR

Sabemos que nem todos os leads estão no momento certo da compra. Estudos apontam que apenas 3% de seu potencial mercado está pronto para realizá-la. Porém é importante identificar em seus leads qual estágio da jornada de compra ele se encontra. Assim, nessa etapa de relacionar, tentamos identificar esse estágio de compra e os fazermos avançarem na jornada, focando sempre a levá-los ao fundo do funil, ou seja, a etapa de venda. As ferramentas mais tradicionais e que já são utilizadas com sucesso por diversas empresas dos mais variados segmentos para alcançarmos esse resultado são: Email Marketing, automação de marketing e nutrição de leads.

 

VENDER

As etapas que falamos anteriormente são importantes para que quando o lead chegue ao seu momento de compra ele não tenha muitas dúvidas e o processo ocorra da maneira mais natural possível. Nessa etapa de acordo com seu produto ou serviço é importante que a venda seja algo consultivo, mostrando os diferenciais do seu negócio e indicando como seu produto irá solucionar o problema do lead.

 

ANALISAR

Talvez o ponto crucial do Inbound seja a possibilidade de mensurar toda e qualquer ação realizada na web. Verificar qual delas tem melhores taxas de conversão e indicar possíveis ajustes e direcionar investimentos. A ferramenta mais utilizada para isso é o Google Analytics, através dele é possível ter dados mais completos sobre as interações dos seus visitantes com seu site. O RD Station também tem grande capacidade de analisar os dados das campanhas de seus clientes produzindo relatórios claros, possibilitando direcionar ações mais assertivas quando falamos em marketing digital.

 

As empresas estão atentas ao movimento Inbound, ampliando as áreas de MKT e vendas, buscando capacitar suas equipes e criando processos mais claros para dar mais agilidade e eficácia para área comercial. O MKT trabalha na geração e nutrição dos leads, através de conteúdos ricos e relevantes, de modo a atraí-los para o negócio e nesse processo busca informações importantes para que a equipe de vendas seja mais humana e assertiva.

Não existe fórmula secreta, o importante é estar atento às mudanças, capacitar suas equipes de MKT e comercial e se preparar para aumentar suas vendas!

Ficou interessado? Nesse link você encontra todo o processo bem explicado.

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