Rotina de Vendas

Estresse: Saiba como você pode superar e prevenir!

Mesmo que  trabalhe em uma empresa que possua um processo bem elaborado, métricas bem apuradas, excelentes oportunidades de desenvolvimento diário… em certo momento você pode se deparar com alguns bloqueios em vendas e estes são um dos principais vilões de uma equipe comercial, um dos grandes criadores do estresse.

O estresse pode ser causado pela ansiedade de passar por uma mudança brusca no estilo de vida. A exposição a um ambiente de trabalho novo, como o setor comercial de uma nova empresa,  pode levar a pessoa a sentir um determinado tipo de angústia. Quando os sintomas de estresse persistem, por um longo intervalo de tempo, podem ocorrer sentimentos de evasão (ligados à ansiedade e depressão). Os nossos mecanismos de defesa passam a não responder de forma eficaz, aumentando a possibilidade da pessoa adoecer, o que complica ainda mais toda a situação.

Estes empecilhos podem aparecer por muitos fatores: uma venda que acabou cancelando depois (pois talvez não tenha sido bem feita); um desalinhamento entre expectativas gestor e vendedor; algo que cause desequilíbrio, seja na vida profissional ou na vida pessoal.

Embora os motivos possam variar, o impacto causado pode se tornar uma bola de neve. Um dia ruim pode te levar a outro dia, e assim consecutivamente. Isso acaba agravando o stress do dia-a-dia, decaindo cada vez mais as suas metas e, consequentemente, as suas expectativas de melhoria, agravando o quadro.

Para evitar o stress, existem algumas práticas que podem ajudar:

  • Durma bem. Caso este seja um problema grave, busque ajuda médica. Esta é uma causa grande de estresse que muitas pessoas ignoram)
  • Exercite-se: um exercício físico pode tanto prevenir o estresse como várias outras doenças.
  • Monitore seus hábitos viciantes.
  • Guarde um tempo só para você.
  • Busque apoio. Muitas vezes, quando estamos estressados, achamos que tudo e todos estão contra nós, mas isso não é verdade, mantenha a calma e busque apoio de seus familiares e amigos.

Podemos evitar o estresse com as dicas acima, mas também treinando nosso emocional e aprendendo a lidar com as causas. Saiba mais sobre inteligência emocional em vendas aqui.

Por fim, algumas dicas gerais para desestressar no trabalho:

  • Pergunte-se qual é o real problema, a primeira pessoa que deve decidir a melhoria é você.
  • Caso você não consiga identificar o problema, busque seu gestor, ele não está ali somente para cobrar suas metas, você precisa confiar no trabalho dele, afinal ele confia no seu.
  • Respire, pode parecer estranho, mas em uma crise de estresse acabamos esquecendo de algo primordial, respirar.

Espero que este texto te auxilie e que você possa seguir os passos, prevenir o estresse e relaxar!

Marcadores:

Deixe seu comentário