Rotina de Vendas

Mulheres em vendas: 5 vendedoras que quebraram paradigmas

Em um mercado predominantemente masculino, elas criaram impérios, ganharam reconhecimento, trilharam uma jornada disruptiva e conquistaram espaço em suas áreas. Além de talento, estas cinco mulheres têm algo em comum: foram (ou são) vendedoras. E o espírito de vendas foi fundamental para alavancar a carreira e os negócios. Inspire-se com estas grandes profissionais:  

 

1 – Luiza Trajano

Ela transformou a loja da família em uma das maiores varejista do Brasil e ocupa hoje a presidência do conselho de administração da empresa, a Magazine Luiza. A empresária conta que aprendeu a ter inteligência emocional com a mãe e herdou da tia também Luiza o espírito de vendas.

Vendedora assumida, ela lembra que aos 12 anos começou a trabalhar com vendas, pois queria comprar presentes de Natal para pessoas próximas. Nas palavras dela: todo mundo que trabalha vende algo para alguém.

 

2 – Sonia Hess de Souza

Dona Lina, mãe de Sonia, começou a vender camisas em Balneário Camboriú na década de 50. O que começou como pequeno negócio se tornou uma das marcas de moda mais valiosas do Brasil: a Dudalina. Sonia Hess de Souza, que foi presidente da empresa, teve forte atuação na área de vendas da companhia.

Hoje, dentre os diversos projetos em que atua, Sonia faz parte do conselho da Endeavor, do Instituto Ayrton Senna, da Verdeescola e do Grupo Mulheres do Brasil.

 

3 – Mary Kay Ash

A pequena loja de cosméticos Beauty by Mary Kay, fundada em Dallas pela empreendedora e visionária na década de 60, está presente hoje em mais de 35 países, representada por milhares de consultoras.

A carreira da fundadora Mary Kay Ash ajudou outras mulheres a trilharem caminhos de independência como consultoras da marca de cosméticos. Mary teve sua trilha profissional focada na área de vendas diretas e  sempre incentivou que suas consultoras fizessem seus clientes se sentirem importantes, valor que considerava crucial para o sucesso do seu negócio.

 

4 – Anneke Seley

Alta performance e inovação em vendas é com Anneke Seley. Ela liderou o time de inside sales da Oracle, um dos mais bem sucedidos de todos os tempos na área de software.

Ela é a fundadora da Reality Works Group, consultoria voltada para estratégias e implementação de vendas e coautora do livro Sales 2.0: Improve Business Results Using Innovative Sales Practices and Technology.

 

5 – Oprah Winfrey

Ela é a personificação da vendedora perfeita: sua recomendação vale milhões de dólares. A personalidade influente de Oprah engaja multidões com opiniões  que vendem livros, produtos e entretenimento.

Ela foi a primeira mulher negra no mundo a se tornar bilionária e construiu um império de comunicação. Oprah possui seu próprio canal de televisão, revista e empresa de produção cinematográfica.

 

Assim como estas cinco mulheres, diversas outras estão conquistando seu espaço em áreas como a de vendas, que possui maior índice de atuação masculina. Mulheres costumam ter tolerância e empatia para levar negociações longas adiante, sensibilidade para lidar com clientes, flexibilidade para ajustar propostas e o mais importante: são ótimas em ajudar pessoas a solucionar problemas.

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