Rotina de Vendas

Qual a relação entre filme Os Estagiários e a experiência de trabalhar na Resultados Digitais

Qual a relação entre filme Os Estagiários e a experiência de trabalhar na Resultados Digitais.

O filme Os Estagiários “The interns” mostra a história de 2 vendedores de relógio de grife experientes, na casa dos quarenta anos, que perdem o emprego após a empresa fechar as portas. Com a falência da empresa, os dois são obrigados a procurar um novo emprego. Sem muitas opções no mercado, Billy (Vince Vaughn) convence Nick(Owen Wilson) que é hora de arriscar profissionalmente e acabam se inscrevendo em um programa de estágio na Google.

Após entrar para o time da Resultados Digitais, percebi muitas coisas em comum com Nick e Billy, e foi esta a minha motivação para escrever sobre esse filme. Ao assistir o longa pela segunda vez, e assim analisá-lo de uma maneira diferente, pude notar que, apesar de se tratar de um filme de comédia, a trama aborda temas importantes sobre a vida e a carreira profissional.

Nunca é tarde para recomeçar.

Apesar de estar um pouco longe dos 40 anos, eu precisei, assim como Nick e Billy, de uma notícia arrasadora para decidir recomeçar. Sempre trabalhei com vendas outbound e, após tentar um intercâmbio para a Austrália e ter o visto negado, decidi que era hora de “arriscar”. Mudar para outro estado e iniciar em uma carreira que eu gostasse e pudesse me proporcionar um crescimento exponencial. Foi assim que eu conheci Florianópolis, a RD e a metodologia do Inbound Marketing. Por isso, não desista dos seus objetivos ou se limite pelo medo de falhar. Parafraseando o grande escritor Dale Carnegie “Arrisque-se! Toda vida é um risco. O homem que vai mais longe é geralmente aquele que está disposto a fazer e a ousar. O barco da ‘segurança’ nunca vai muito além da margem”. Se você se encaixa nesse perfil, mesmo que não saiba muito sobre marketing digital, e tem muita vontade de aprender, a RD também pode ser o seu recomeço.

Convívio de Gerações

Logo que os personagens chegam à sede da Google para o primeiro dia do programa é notável a diferença de idades entre eles e o restante dos candidatos, afinal, as vagas eram de estágio. No começo, eles são praticamente excluídos pelos outros candidatos por conta de suas idades. Porém, no decorrer do filme é retratado que a experiência de vida deles era muito importante, e fez a diferença em algumas tarefas. Um exemplo que merece destaque, foram as atividades a serem executadas em equipe, mostrando que, nem sempre o conhecimento técnico é suficiente para lidar com determinadas situações.

Aqui na RD também é possível notar essa diferença de gerações. Apesar de uma parcela grande jovens, existem pessoas de diversas idades e com experiências profissionais e de vida diferentes, que na sua singularidade agregam muito valor e expertise ao time. A convivência harmônica entre as gerações é evidente, o que torna o ambiente de trabalho agradável e estimula o trabalho em equipe, que é justamente o próximo ponto a ser abordado neste blog post.

Trabalho em Equipe

Logo que a dupla começa o programa de estágio são informados que devem se organizar em grupos para a realização das tarefas, e que, apenas o grupo vencedor seria contratado. Quando os grupos começam a se formar, eles percebem que foram deixados de lado, assim como outros 4 candidatos, cada um com uma personalidade, limitação e habilidade diferente. Essa diversidade faz com que o grupo tenha que trabalhar em equipe para descobrir o melhor de cada membro e suas expertises para chegar ao objetivo final.

Fazendo uma analogia com a RD, podemos ver isso no projeto GetReady. Quando iniciamos na empresa nos deparamos logo de cara com o desafio de formar um grupo com pessoas que acabamos de conhecer, de diferentes áreas, idades e lugares com o objetivo de entregar um projeto ao longo de duas semanas. Esse projeto proporciona um aprendizado imensurável, que inclui aplicar o culture code na prática, trabalhar em equipe explorando as habilidades individuais de cada membro, além de lidar com a pressão de metas e prazos de entrega, tudo que fará parte dentro da rotina de trabalho.

Além do projeto, o trabalho em equipe fica ainda mais evidente dentro das operações da RD, onde cada área é responsável por etapas diferentes dentro do funil de vendas, ou seja, todos são necessários para atingir o objetivo final que é a venda do RD Station e o sucesso do cliente.

A importância da área de vendas

Devido a um problema no desafio de suporte o grupo acaba perdendo Billy que desiste do programa, e com isso Nick vai atrás dele para o convencê-lo do contrário. O grupo desfalcado dos 2 vendedores experientes finalmente chega ao último desafio e também o mais importante, vender um anúncio de Google Adwords para uma empresa que nunca tinha utilizado o serviço antes! Inicialmente eles tentam uma abordagem em uma pizzaria  e percebem que todo o conhecimento técnico da ferramenta que possuem não é suficiente para convencer o proprietário e começam a perder as esperanças. Justamente quando os dois voltam ao time, usando toda a experiência em vendas com uma boa dose de argumentos para convencer o dono da pizzaria.

Por isso hoje a área de vendas da Resultados Digitais é um setor tão importante e conta com profissionais altamente capacitados. Não basta ter uma ferramenta fantástica, como o RD Station, se não soubermos vendê-lo, ou seja, quando o lead chega nas etapas finais da jornada de compra é necessário um profissional que consiga mostrar para essa empresa os problemas e as dores que ele enfrenta hoje e como nossa ferramenta pode ajudar a resolver isso.

Marcadores:

Deixe seu comentário