Rotina de Vendas

Sonho x Realidade: Quando o empreendedor não sabe como vender.

Você já deve ter ouvido falar sobre empreendedorismo de palco?

Pois então, nos últimos anos houve um fenômeno muito interessante no Brasil,  surgiram os “magos do empreendedorismo” que subiam em palcos, cada vez mais cheios de verdades, e gritavam o slogan: “Largue tudo. Peça demissão. E vai ser feliz abrindo seu próprio negócio.”

O que para muita gente isso foi um passo incrível, para outros representou complicações, pois entraram nesta jornada sem ao menos entender o risco de “ser dono do seu próprio nariz” e sem saber se possuíam perfil ou mesmo conhecimento para isso.

Ter um negócio é algo realmente incrível, porém deve se ter calma e tentar alinhar seus sonhos com o realidade de ser um empreendedor: Vender -> se manter -> vencer.

Porque eu digo isso? Eu já fui empreendedor, e sei bem o quanto, para algumas pessoas, o sonho de ter um negócio próprio está longe de ser um sonho.

Sim, ter um negócio não é nada fácil e muitas são as barreiras. Para facilitar o entendimento vou dividir em dois tipos: As barreiras externas: aquelas que o empreendedor não tem controle sobre seu acontecimento, como por exemplo, altos impostos, falta de fornecedores, etc, etc.

E o segundo tipo são as barreiras internas, aquelas controláveis a grosso modo, geralmente associadas ao modelo de administração que você desenhou (muitas vezes sem querer), falta de conhecimento, falta de perfil, etc….e claro, falta de saber como vender.

Muitos empreendedores às vezes sonham com o fato de ter um negócio, cheio de coisinhas legais, um ambiente incrível para seu cliente, funcionários engajados, porém simplesmente não sabem quais são seus canais de venda, quais deles são mais efetivos e nem como vender para seus diferentes clientes.

Neste artigo me proponho oferecer uma dica de como vender mais utilizando uma ferramenta: O Marketing Digital. (Contudo de uma forma produtiva, porque ninguém mais aguenta ficar investindo dinheiro nos posts patrocinados do facebook sem conseguir um único cliente novo, né não João?)

 

O que precisamos para chegar lá?

1- Conhecimento: Não adianta querer ser referência para seu cliente se você não entende bem do seu negócio. Pesquise mais sobre seu negócio, seus produtos, seus concorrentes, e o que tem de novo na sua área.

2- Tempo Investido: Planejar o marketing demanda dedicação. Muitas empresas obtêm sucesso quando investem pelo menos 8h de trabalho semanais em cima do seu plano de Marketing digital.

3- Paciência: Pois é, esta não pode faltar. Às vezes a empresa até encontra um jeito de ficar famoso na internet rapidamente, mas o quanto isso traz de vendas? Quantos likes e views viram clientes?

Ficar conhecido na internet e aumentar suas vendas e revendas é um projeto de longo prazo, porém se estruturado da maneira correta o processo traz grandes resultados.

 

Mas o que é Marketing Digital?

Sem ficar se alongando muito,  Marketing Digital é tudo o que você faz no ambiente online para atrair visitantes e gerar Leads e vendas.

Mas o que é LEADS? Sabe quando você entra numa página e deixe seu contato? Tipo: Baixe esse ebook colocando seu nome e email.

Pois então, de visitante você virou Lead! Você acabou de fazer uma ação vinculada a passar algumas informações sobre você para alguma empresa.

E de Leads espera-se que a empresa consiga te transformar em Lead Qualificado ou Oportunidade e daí em Cliente. Este processo está atrelado a JORNADA DE COMPRAS e FUNIL DE VENDAS.

 

Jornada de Compras e Funil de Vendas?

Sim, todo mundo passa por eles antes de realmente comprar alguma coisa.

Quer entender melhor sobre Jornada de Compras?

Uma analogia boa pra se fazer é quando vc vai ao shopping, está passeando e passa na frente da praça de alimentação.

1-O primeiro etapa é a etapa do Descobrimento.

  • Será que estou com fome?

2- A segunda etapa é a do Reconhecimento.

  • Minha barriga está roncando.

3-A terceira etapa é a da Consideração da Solução.

  • Comida Japonesa ou Italiana? Qual é a melhor? A mais barata? A do tamanho da minha fome?

4-E a última etapa é a Decisão da Compra.

  • Decidido, vou comprar a comida japonesa!

 

E como você deve tratar cada etapa?

Atraindo visitantes -> Convertendo visitantes em Leads -> Se relacionando com eles -> Vendendo para eles -> Analisando todo este processo.

Agora vamos lá: você sabe dizer como é a Jornada de Compra de seu cliente e desenhar o Funil de Vendas da sua empresa? Aprenda, neste link, o que é e para que serve um funil de vendas.

 

E como começo a fazer meu Marketing no meio Digital?

MAQUINA DE CRESCIMENTO

Não adianta pirar neste momento, achar que não tem tempo, dinheiro ou cabeça pra isso. O que você precisa agora é se planejar. E começar da onde mesmo? Do começo!

A Resultados Digitais, a maior empresa de marketing digital da América Latina sabe disso e desenhou alguns passos para você implementar isso em teu negócio. A chamada Máquina de Crescimento.

O desenho é como uma escalada de uma montanha. Como você escala uma Montanha? Você sobe um pouco e atinge um objetivo, um patamar. Sobe mais um pouco, atinge outro objetivo…e assim vai até você chegar no topo. É exatamente assim que você deve desenhar teu Marketing Digital. Uma conquista por vez. Lembrando que cada uma dessas fases que abordaremos leva de 6 a 12 meses.

 

Se quiser saber todas as etapas para ter sucesso no Marketing Digital, visite este link. Neste artigo, iremos nos aprofundar apenas na primeira etapa.

1- Fase 1: Prova de canal

Nesta fase, definimos que é necessário ter:

  • 1-2 pessoas em Marketing e Vendas;
  • Conceitos básicos de Marketing Digital;
  • Primeira aposta dos gestores;
  • Conteúdo, Email, Landing Pages.

E o que se pode esperar:

  • Geração de Leads recorrente;
  • Primeiras Vendas.

A idéia aqui é sentar na frente do computador com sua equipe e definir:

  • Quem são suas Personas (Clientes Ideais para quem você quer vender);
  • Definir os conteúdos que você vai criar para cada uma dessas personas *;
  • Criar uma Landing page, um pop up, um Lead Ads ou um formulário no seu site para captar as informações deles e converterem os visitantes em Leads.**
  • Se relacionar com este Lead com o uso de e-mail para tentar vender, ou levando ele para os outras etapas do funil. Lembra? Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar.

Pronto! Este foi seu primeiro passo!

 

Existem mais 5 etapas para deixar seu Marketing Digital completo: 2) Modelo replicável, 3) Prova de escalabilidade, 4) Surto do crescimento, 5) Otimização, 6) Crescimento e maturação.

E aí, Chegamos ao topo da montanha!

Não é simples, mas só assim você não perde tempo e constrói algo sólido para sua empresa.

Você não precisa fazer isso sozinho ou de uma maneira manual. Você pode automatizar tudo isso com a melhor ferramenta de automação de marketing digital: o RD Station. Tudo de uma maneira efetiva, produtiva e replicável. Que tal conhecer?

Quer se aprofundar mais no tema? Leia o eBook Marketing Digital para Empreendedores.

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