Rotina de Vendas

Vendi! E agora?

Uma das etapas mais complexas da rotina comercial é o pós – venda, pois é nela que a empresa vai fidelizar o cliente. Este processo é tão ou mais importante que a venda efetiva. É preciso criar uma cultura entre seus colaboradores para entender que a retenção é a chave do sucesso.

Neste artigo abordarei alguns tópicos para ajudar sua empresa;

 

-Passagem de bastão

-61% dos clientes preferem pagar um pouco a mais e ter melhor atendimento

-Customer Success

-Feedback

 

Passagem de bastão

Dependendo do tamanho da sua companhia o pós-venda pode ser feito pela equipe comercial ou ainda por um setor especializado, nos dois casos a comunicação com clareza e transparência na hora de fechar o negócio é de suma importância. Quando um cliente entra em contato com sua instituição, ele espera obter o máximo de informação sobre seu produto ou serviço, e é nessa hora que o vendedor passa segurança com conhecimento do assunto.

No primeiro caso, quando o vendedor faz os dois papéis é preciso ter muita organização, pois além de ter que captar novos clientes e efetivar a venda, este ainda tem que se preocupar em retê-los. O uso de um sistema de dados bem estruturado ajuda bastante a manter o follow up.

No caso de setores diferentes é fundamental uma comunicação clara e ágil, quando existem ruídos, pode-se gerar um grande problema. O vendedor que só está preocupado em concluir  a venda e empurrar o problema para frente, acaba passando uma “bola quadrada” e cria uma situação de incerteza para o cliente, gerando insatisfação e, as chances de fidelizar este  comprador  caem em grande escala. Um bom sistema de CRM pode fazer a diferença e auxiliar eventuais problemas com a comunicação interna da companhia.

Na empresa onde trabalho, um dos valores que se aplicam é o  Customer First (Saiba mais aqui), que nada mais é que atender as necessidades do cliente (interno e externo) em primeiro lugar. Temos como meta atrair novos usuários, entender suas necessidades, para que possamos reter e fidelizar nossos e clientes e parceiros.

“61% dos clientes preferem pagar um pouco a mais e ter melhor atendimento” segundo estudo realizado pelo G1.

Na era digital, o setor comercial precisa se reinventar com muita criatividade para novas formas de atendimento, as mudanças de comportamento dos  consumidores exigem que o profissional de vendas se qualifiquem e conheçam bem as características do negócio para conseguir atingir a realidade do target (público alvo). A partir do momento que o vendedor conseguiu concluir a venda e passa o bastão, o trabalho não acabou, pelo contrário está só começando. Por isso invista na retenção, pois são clientes que já compraram a ideia do seu negócio, se sentem seguros e indicam sua empresa.

Crie estratégias para uma aproximação, tenha uma boa comunicação, faça uma ligação de cortesia, para saber se está tudo bem e se precisa de alguma solução, peça feedback, pois através dele você consegue se aprimorar. Conheça bem as necessidades dele, agregue valor ao seu produto e ao seu atendimento, utilize a automação, seja disciplinado, ético, atencioso e gentil.

Quer saber mais sobre esta pesquisa? O G1 fala mais sobre isso neste artigo.

Customer Success

Uma boa estratégia para realizar o pós – venda é Customer Success (material completo sobre Customer Success) que é o profissional ou setor responsável pelo sucesso do cliente. Atualmente o mercado conta com consumidores muito mais exigentes e ampla concorrência. Pensando nisso, as organizações estão procurando se antecipar, apresentando soluções para um problema antes mesmo dele existir. Este profissional precisa entender bem a necessidade do negócio que está analisando para que não haja desgaste e perda de confiança com o cliente.

Feedback

Para se conseguir excelência em atendimento é necessário praticar o feedback. Saber a opinião dos consumidores possibilita crescimento e aperfeiçoamento do seu negócio além de trazer muitas outras vantagens como por exemplo, a identificação do público-alvo, melhorar, manter ou até mesmo mudar alguma prática, antecipar-se às diretrizes do mercado e a certeza de uma imagem positiva.

Através do feedback você consegue mostrar ao seu cliente, o interesse pela sua opinião, a intenção de buscar aprimoramento e transformar este retorno em oportunidade e evitar o tão temido Churn (Índice de cancelamento de parceiros/clientes).

Para finalizar, existem várias ferramentas que podem ser utilizadas para fazer um pós – venda eficiente, por exemplo : e-mail marketing para pesquisa de satisfação, mas nunca se esqueça:  A principal intenção é sempre o sucesso e contentamento do comprador, por isso, um bom atendimento tanto no primeiro contato quanto ao longo desta relação é fundamental para manter o vínculo.

 

Gostou? Deixe seu comentário.

Quer impulsionar sua carreira em vendas? Inscreva – se  no blog Rotina de Vendas!

Marcadores:

Deixe seu comentário