Rotina de Vendas

Você sabe se comunicar com as pessoas?

Vindo da área da psicologia o rapport nada mais é do que uma técnica para criar empatia e confiança com outra pessoa, criando uma ligação e fazendo com que ela se sinta à vontade para ser quem ela é e dividir suas ideias, planos, histórias, sonhos e até segredos.

Não existe um script definido, cada um tem a sua maneira de praticá-lo, algumas pessoa já carregam isso naturalmente em suas personalidades, outras precisam utilizar de técnicas e treinamento. O mais importante é que naturalmente ou utilizando alguma técnica, você não deixe de ser verdadeiro com a outra pessoa.

É muito utilizada em negociações, quando você precisa fisgar a atenção do seu futuro cliente e também por psicólogos e em relacionamentos, porém deve ser usada com muita cautela pois quando não soa de maneira genuína pode acabar tendo um efeito contrário.

Algumas informações que podem ajudar:

  • Deixar a pessoa falar e ouvir mais, assim você consegue ajustar tom de voz, linguajar utilizado, respiração e até gestos, conhecendo mais e identificando pontos em comum entre vocês;
  • Sempre falar o nome da pessoa, hoje em dia é comum você perguntar o nome de alguém e nem prestar atenção, depois de 5 minutos você precisar perguntar de novo, então o simples fato de você repetir o nome da pessoa em uma conversa dá a sensação que ela é importante;
  • Sempre mantenha um sorriso no rosto, até mesmo pelo telefone é possível perceber se a pessoa está sorrindo, você pode além de levar uma informação legal, agregar no dia de alguém;
  • Uma frase que ilustra muito bem essa técnica é “dar sem receber nada em troca”, mostrar que está ali para ajudar sempre, mesmo que no final acabe surgindo alguma negociação.

Não será com todas as pessoas que você irá conseguir utilizar essa técnica, às vezes criar rapport é simplesmente você entender que a pessoa quer apenas ir direto ao assunto sem muito rodeios ou conversas.

Não tenha pressa de criá-lo, lógico que quanto mais rápido conseguir utilizar na sua conversa, mais rápido você irá obter sucesso, porém é necessário construir aos poucos e saber a hora certa, que vai depender com quem está falando e muitas vezes o que você já tem de informação sobre ela.Como tudo na vida, quanto mais você  praticar mais conseguirá fazer isso de uma forma natural, entender as pessoas e conseguir se comunicar de uma maneira a criar uma empatia além de fazer bem para as pessoas também é bom para quem pratica.

Marcadores:

Deixe seu comentário